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IGREJA DO PÓPULO

O Convento do Pópulo foi erigido para albergar os Eremitas de Santo Agostinho, que dedicaram a sua devoção à Nossa Senhora do Pópulo. Atualmente o Convento do Pópulo está ocupado pelos serviços da Câmara Municipal de Braga. No século XVIII ocorreram grandes alterações na Igreja do Pópulo, nomeadamente a construção da nova fachada principal, dado que a primitiva ameaçava ruir. Surgiu assim uma nova linguagem artística, à luz do gosto estético do século XVIII. Em termos formais a Igreja reflete a estética maneirista, com planta em cruz latina, uma nave única, antecedida de endonártex.

A nave apresenta a cobertura ao estilo maneirista, em abóbada de berço com caixotões de pedra, e os retábulos laterais exaltam o estilo Barroco Nacional e o tardo-barroco. Existem quatro capelas laterais do lado da Epístola e três do lado do Evangelho, simétricas e todas com características semelhantes: cobertura em abóbada de berço, com caixotões de pedra e pinturas de motivos vegetalistas, guardas de madeira em balaustrada torneada, pavimento em lajeado granítico, paredes laterais integralmente revestidas a azulejos e paredes testeiras com retábulos de talha dourada. 

Em termos estilísticos, todos os retábulos das capelas laterais denunciam a influência do Barroco Nacional, com a exceção do Retábulo da Nossa Senhora das Dores de estilo tardo-barroco. as As Capelas do lado do Evangelho são: a Capela de Santa Mónica, a Capela de Santa Apolónia, a Capela da Santíssima Trindade/ Capela do Senhor dos Passos. Do lado da Epístola observa-se a Capela do Senhor Morto, a Capela da Nossa Senhora da Penha/ Capela de Nossa Senhora da Conceição, a Capela da N. Sr. das Graças/ Capela de Santa Rita de Cássia e a Capela de Nossa Senhora das Dores. Na capela de Santa Apolónia um dos painéis tem a assinatura de António Oliveira de Bernardes, cujo trabalho é muito idêntico ao da Capela de Santa Rita.

A Capela-mor é sobreelevada e cada lateral possui um nicho com arcas tumulares, sendo que o arcossólio do lado do Evangelho pertence ao Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus, e o do lado da Epístola representa o túmulo de D. Frei Aleixo de Meneses.

Os azulejos da capela-mor destacam-se pela grande qualidade artística e pela originalidade do programa. Representam cenas da vida quotidiana dos Eremitas de Santo Agostinho, que inicialmente viviam no Convento, episódios como reuniões, procissões, visitas e assistências aos doentes, etc. Um dos símbolos mais representados é o brasão de armas dos Eremitas de Santo Agostinho, que exibe um grande círculo com dois cisnes que envolvem a mitra e o báculo, ao centro um coração, elemento distintivo de Santo Agostinho, e o Sol e a Lua, que representam respetivamente o Deus e a Igreja. O retábulo-mor, que data do século XVIII, evidencia a imagem de Nossa Senhora do Pópulo ao centro e apresenta uma linguagem mais rococó e neoclássica.


The Convent of Pópulo was built with the purpose of accommodating the Hermits of Saint Augustine, who have dedicated their devotion to Nossa Senhora do Pópulo. Currently, the Convent of Pópulo accommodates the administrative services of the City Council of Braga. In the 18th century, large changes took place in the Church of Pópulo, namely the construction of the new main façade, due to the danger of the original collapsing. Thus emerged a new artistic language in light of the aesthetic preference of the 18th century. In formal terms, the church reflects the Mannerist style, with a Latin cross plan and a unique nave, preceded with an endonarthex.

The nave presents a Mannerist style barrel vault cover with stone coffers, and the side reredos highlight the National Baroque and Late Baroque styles. There are four side chapels on the Epistle side and three on the Gospel side, all of which are symmetrical and present similar features: a barrel vault cover with stone coffers and paintings with vegetal motifs, wooden railing in turned balustrade, granite flagstone floor, side walls completely lined with tile, and front walls with gilded-wood reredos. 

In terms of style, all the reredos from the side chapels exhibit the influence of the National Baroque style, except the reredos of Our Lady of Sorrows, which presents a Late Baroque style. The chapels on the Gospel side are: the chapel of Santa Monica, the chapel of Santa Apolónia, the chapel of the Holy Trinity / the chapel of Our Lord of the Stations. On the Epistle side it is possible to observe the chapel of the Dead Christ, the chapel of Nossa Senhora da Penha / the chapel of Immaculate Conception, the chapel of Our Lady of Grace / the chapel of Saint Rita of Cascia, and the chapel of Our Lady of Sorrows. In the chapel of Santa Apolónia, one of the panels is signed by António Oliveira de Bernardes, whose work is identical to the chapel of Saint Rita of Cascia.

The main chapel is raised and each side wall has a niche with tombs: the arcosolium on the Gospel side belongs to the Archbishop D. Frei Agostinho de Jesus and the one on the Epistle side represents the D. Frei Aleixo de Meneses’s tomb. The tiles in the main chapel are highlighted by great artistic quality and the original plan. These tiles depict scenes from the daily life of the Hermits of Saint Augustine, who initially lived in the Convent, scenes such as meetings, processions, visits and assistance to the sick, etc. One of the most represented symbols is the coat of arms of the Hermits of Saint Augustine, which is comprised of a circle with two swans surrounding the mitre and the crosier, a heart in the centre, a distinctive element of Saint Augustine, the sun and the moon, which represent God and the Church, respectively. The main reredos, dated from the 18th century, highlights the image of Nossa Senhora do Pópulo at the centre and presents the Rococo and Neoclassical styles.

VALORIZAR A IGREJA DO PÓPULO: REABILITAÇÃO, CONSERVAÇÃO PROMOÇÃO

Morada

Largo de Santo Agostinho
4700 Braga

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