Contas da Gerência referentes a 2021 aprovadas pela Assembleia da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto
As Contas da Gerência referentes a 2021 foram aprovadas pela Assembleia da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto.
Em sessão ordinária realizada dia 29 de abril foi também aprovada a 1ª Alteração Modificativa ao Orçamento e Plano de 2022 e respetiva incorporação do Saldo da Gerência anterior.
De salientar ainda que no ponto reservado à Informação relativa ao 1º Trimestre de 2022 foram ainda apresentadas as principais atividades desenvolvidas, com destaque para o atendimento de proximidade na sede de São João do Souto com o Presidente da Junta, Miguel Pires, às terças e quintas, das 8h30 às 10h. Com este atendimento personalizado, pretende-se criar mais contato direto para ouvir as pessoas que fazem parte da freguesia.
Outra das atividades que merece destaque são as “Conversas de Bairro”. Esta iniciativa tem como objetivo reunir com agentes de mudança nos bairros da freguesia. Moradores, cidadãos ativos representados por Associações de Moradores – ou não -para eleger prioridades no bairro e controlar realizações periodicamente.
Na área do apoio social tem sido dada uma importante ajuda aos cidadãos ucranianos, com apoio logístico e de meios, para além das ações da ajuda regular às pessoas da freguesia.
Nas áreas da Educação e Cultura, destacam-se as comemorações do Dia Internacional do Livro com a comunidade escolar e instituições da freguesia, do envolvimento nas Festas de S. João, no apoio à promoção do Dia do Teatro com o “Manifesto Convergente”, à edição de livros e de outras atividades culturais que se realizam na freguesia.
No setor da Segurança, foi realizada uma Ação de Sensibilização sobre a segurança direcionada aos idosos levada a cabo pela PSP (Polícia de Segurança Pública) em conjunto com a CPI (Comissão de Proteção ao Idoso) e também se destaca ainda o Policiamento de Proximidade, que tem vindo a ser feito em estreita colaboração com a Polícia de Segurança Publica.
Já nas áreas de Economia e Empregabilidade destaca-se a participação no programa “Reencontro”, uma iniciativa de promoção dos Centros Comerciais de 1º Geração e ainda a continuidade do Gabinete de Inserção Profissional.
Outros pontos a destacar são também os da Comunicação, com o desenvolvimento de nova imagem (não institucional) e novos formatos de comunicação (website, redes sociais, vídeos e podcasts).
Já o campo da Cidadania merece destaque com a participação ativa em programas de promoção da cidadania nas escolas e movimentos de combate à abstenção.